terça-feira, outubro 04, 2005

Festival de cinema.

Bem, fazendo um balanço, já que ta quase acabando mesmo. Hoje eu completei 11 filmes. Uma pena esse ano ter sido meio devagar. Esse mundo a parte festival realmente me deixa feliz. Amo os filmes, amo o estação, amo as pessoas esquisitas, sozinhas e perdidas. E mesmo que os filmes sejam ruins, é legal. É algo inexplicável.
Enfim, hoje eu vi um filme sueco "Kim Novak nunca nadou aqui". Foi o segundo sueco que eu vi nesse festival. Esse de hoje foi lindo. Eu não sei explicar como começou, mas eu me apaixonei de alguma forma pela cultura sueca. Primeiro contato que eu tive com país Suécia foi num acampamento, quando eu tinha 12 anos, do CISV, que havia gente do mundo todo. E a minha melhor amiga nesse mês de camp, foi uma sueca, a Jane (pronuncia-se Iánee). Depois veio a minha fase Ingmar Bergman. Depois comecei a frequentar os festivais de cinema e procurar especificamente por filmes suecos. Conheci alguns poucos suecos na minha vida. Até dei um beijo em um. E tenho que confessar que eu tenho um sentimento de carinho especial por esse desconhecido país. Não sei explicar exatamente porque ou como eu me apaixonei, mas acho que tem a ver com a sensibilidade. Toda a cultura sueca vem com uma delicadeza de sentimentos, uma ternura. Acho que a liberdade que eles tem também me impressiona. E a forma como é retratada em filmes, com quem eu conversei, me disse que é próxima da real life, o que é muito interessante.
Enfim, de todos os filmes que eu vi, não vi nenhuma bomba esse ano, o que é absolutamente histórico. Amei "Impulsividade" , "Bonecas Russas" , "Factotum" , "Apenas um beijo" , "Carmem na Africa"...
Agora ta acabando já, quero ver se eu acampo por lá esses ultimos dois dias. Ter que fugir mais cedo do plantão... Mas ah, pelo festival vale a pena.
Momento alegre meu aqui, hoje.